Como fazer a manutenção correta de um carro? A regra é simples para os proprietários de automóveis, tanto novos como usados, um veículo bem conservado é aquele que vai rodar mais e garantir uma certa segurança nas estradas, além de ter manter a sua valorização de acordo com os preços do mercado. Saiba quais itens devem ser avaliados ao realizar o serviço!
De fato, fazer a manutenção correta de um carro, retarda o desgaste inevitável das peças e limita o consumo de combustível. Portanto, verificações são necessárias e devem ser realizadas em intervalos regulares. O mesmo vale para certas verificações obrigatórias como, por exemplo, a revisão técnica que se tornou muito mais severa e cujo objetivo é alertar o condutor para quaisquer problemas mecânicos, poluição e/ou perigos que possam ter no veículo.
Mesmo que tenha interesse em contratar proteção veicular ou seguro auto, não pode deixar de lado a realização das manutenções periódicas, pois um carro em bom estado ajuda a evitar altos custos com reparos que algumas seguradoras não cobrem 100%.
A manutenção do carro serve para evitar falhas, verificar o estado de conservação dos componentes do veículos, realizar a troca de fluídos e filtros que precisam de intervenção, entre outros.
Como fazer a manutenção correta de um carro?
O primeiro passo é ter em mente que as recomendações de manutenção veicular estão presentes no manual do carro, em que o fabricante indica a quilometragem ou ano em que a mesma precisa ser realizada.
Na maioria dos casos, o recomendado é realizar a manutenção correta de um carro após 5.000 km rodados para veículos novos, a qual deve ser efetuada em uma concessionária conveniada com a concessionária, a fim de não perder a garantia para reposição de peças ou reembolso. Após a primeira revisão, as demais podem ser realizadas entre 10.000 km a 30.000 km.
No entanto, itens como a troca de óleo, filtros e fluidos, além do rodízio e balanceamento dos pneus, por exemplo, podem precisar ser realizados antes mesmo da quilometragem recomendada.
Confira a seguir quais os itens verificados na manutenção correta de um carro:
Verifique os níveis de fluido do veículo
O primeiro passo simples é fazer algumas verificações básicas sobre o nível dos diferentes fluidos que são essenciais para o bom funcionamento de um veículo.
Óleo de motor
Este líquido auxilia principalmente o funcionamento do motor e lubrifica suas diversas partes que o compõem na manutenção correta de um carro. Para evitar que o motor seja danificado, é necessário verificar regularmente, a frio, o nível do óleo do motor puxando simplesmente a vareta que é utilizada para o efeito.
Este medidor de nível de óleo sendo graduado, você pode ver se o nível esperado está entre as marcas, mínimo e máximo. Se houver falta de óleo, basta abrir a tampa de enchimento e encher o tanque com um óleo adequado ao seu motor.
Arrefecimento
O líquido de arrefecimento garante que o motor não superaqueça e mantenha as temperaturas negativas. Tenha o cuidado de sempre manter o motor frio antes de verificar o fluido, pois a tampa do radiador de arrefecimento é um elemento pressurizado, portanto, quando quente, pode sair violentamente. Além disso, use luvas, uma toalha ou um pano para não se machucar e até se queimar, por isso é tão importante a manutenção correta de um carro.
Fluido de freio
O fluido de freio é muito importante e não deve ser negligenciado, pois garante a operação de frenagem do veículo. Para verificar o nível do fluido de freio, basta olhar o reservatório por transparência. Na verdade, um nível muito baixo ou fluido desgastado pode ser um sinal de freios em más condições. Não brinque com fogo, pois se for o caso, você deve trocar rapidamente as pastilhas de freio do seu veículo em uma oficina.
Fluido de transmissão
A transmissão de um veículo deve ser verificada por um profissional automotivo durante cada visita de manutenção, pois esteja ciente de que uma quantidade insuficiente de óleo de transmissão pode causar danos. Todas as trocas de óleo devem ser mencionadas no registro de manutenção do veículo e realizadas de acordo com as recomendações do fabricante do carro, é importante para a manutenção correta de um carro.
Fluido de direção hidráulica
Este fluido dedicado à direção hidráulica também deve ser verificado regularmente por um profissional de acordo com o indicado no manual de manutenção do veículo. Observe que nem todos os modelos são equipados com reservatório de fluido de direção hidráulica, pois alguns carros possuem direção elétrica.
Fluido do lavador do pára-brisa
O fluido do lavador do pára-brisa afeta a visibilidade ao dirigir, não o funcionamento adequado do veículo e é importante na manutenção correta de um carro. Este último é útil para limpar o pára-brisa, especialmente se você decidir levar seu carro para uma viagem longa.
Portanto, é aconselhável ajustar regularmente o nível do lavador do pára-brisa e completar o reservatório com um fluido adequado, dependendo da estação. No inverno, por exemplo, não hesite em usar um produto anticongelante.
Estado dos pneus
É útil lembrar que o bom estado dos pneus garante a segurança de todas as pessoas a bordo do veículo e não pode ficar de fora da manutenção correta de um carro. É necessário que um motorista saiba se os pneus de seu veículo estão em boas condições ou não.
Os pneus permitem que as rodas se adequem bem ao solo e expulsem água em caso de chuva para não escorregar na manutenção correta de um carro. Para fazer isso, eles são fornecidos com degraus com uma profundidade ideal ou às vezes com grampos. Cada uma das rodas tem um indicador de desgaste localizado na banda de rodagem de seus pneus, que juntos formam uma pequena saliência.
Portanto, é aconselhável verificar a profundidade do padrão do piso de seus pneus para perceber que o desgaste não atingiu o nível do indicador que indica que você atingiu 1,6 milímetros. A banda de rodagem do pneu se desgasta mais rapidamente, é necessário avaliar seu estado regularmente, pois é muito comum que objetos se alojem e permaneçam presos na banda de rodagem na manutenção correta de um carro.
No entanto, se você notar a presença de um prego, parafuso, rasgo ou amassado, a troca do pneu é obrigatória para evitar o risco de estouro ou pneu furado. Antes de cada partida de longas viagens de carro, lembre-se de inspecionar a pressão dos pneus para evitar pressão excessiva ou baixa, que pode levar a um estouro do pneu.
É ainda aconselhável verificar a pressão de enchimento dos pneus do seu veículo mensalmente e a frio. Respeite a pressão recomendada pelo fabricante do carro porque está adaptada ao seu veículo.
E lembramos que a pressão incorreta dos pneus tem um impacto negativo no consumo de combustível.